quarta-feira, 19 de maio de 2010

GIRASSÓIS

Doze girassóis numa jarra é considerada uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês Vincent van Gogh.
Após a sua chegada ao sul de França, estabelecendo-se em Arles, Van Gogh "descobre" o sentido da cor e da luz, e é neste período que a sua obra sofre a chamada "explosão da cor". Doze Girassóis numa Jarra pode ser considerado o culminar de todo este efeito em sua obra.
Acabado em Agosto de 1888, o quadro está hoje exposto na Neue Pinakothek, em Munique.
Atualmente, esta é uma das telas mais famosas do mundo. Tal sucesso e reconhecimento contrastam com a vida do seu autor, que sempre viveu à margem da sociedade.

A vida na Pré-História...


Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam obras de arte. Os homens das cavernas faziam bonitas figuras em suas paredes, representando os animais e pessoas da época, com cenas de caças e ritos religiosos. Faziam também esculturas em madeira, ossos e pedras; os cientistas estudam esses objetos e pinturas, e conseguem saber como viviam aqueles povos antigos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Como surgiu o Dia das Mães...

A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães. Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data. O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado. Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.

Como fazer uma bolsa-cartão para presentear a mamãe?







segunda-feira, 17 de maio de 2010

História do QUILLING


A origem do Quilling não é conhecida, mas acredita-se que deva existir há pelo menos 500 anos. Existem registros de trabalho com Quilling datados do Século XVIII e XIX, nas ordens religiosas européias. O Quilling era considerado um hobby que preenchia o tempo de senhoras, que utilizavam penas como ferramenta de Quilling, para enrolar o papel.

O Quilling também é popularmente conhecido como Filigrana de Papel, e é bem provável que fora inspirado nos Filigranas de Metal. Por isso, no início as peças produzidas em Quilling eram feitas em dourado e os principais objetos decorados eram cestas, potes de chá, bandejas, móveis, porta-retratos e braceletes.

Quilling cruzou o oceano, indo da Inglaterra para os EUA, onde era ensinado em escolas de bordado.

Por alguma razão, o Quilling caiu na obscuridade no final de 1800 e não voltou à tona até o meio do século XX. Felizmente, assim como outros tipos de artesanato, o Quilling ressurgiu com materiais mais modernos.

Tia Maurília

QUILLING (lembrança da mãe/2010)-Produção dos alunos...